cidade-de-ribeirao-preto

Ribeirão Preto é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Situa-se a 21° 12’ 42″ de latitude sul e 47° 48’ 24″ de longitude oeste, distante 318 km a noroeste da capital estadual e a 706 km de Brasília. Seu território de pouco mais de 650 km² e abriga uma população de 605 114 habitantes (IBGE/2010) que o classifica como oitavo município mais populoso do estado e o terceiro mais populoso do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas e São José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17º maior do Brasil em área urbana.

Em um raio de pouco mais de 200 km do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Franca, Barretos, Araraquara, São Carlos, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Rio Claro, Limeira, Americana, São Sebastião do Paraíso, Passos, Poços de Caldas e Uberaba, sendo o acesso facilitado pelas rodovias que ligam o município a estas cidades.

O município, portanto, situa-se no caminho que liga a Grande São Paulo à região central do país, relativamente próximo dos principais pólos econômicos e tecnológicos do Interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas, sendo Ribeirão Preto também declarada recentemente “pólo tecnológico” pelo governo do estado de São Paulo.

Economia

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do estado de São Paulo apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade). Além disso, possui bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, próxima a importantes centros consumidores, e acesso facilitado devido à boa qualidade da infraestrutura de transportes e comunicação, o município abriga unidades de algumas empresas multinacionais, tais como Nestlé, 3M, Microsoft, Holcim, Carrefour (Atacadão), Walmart (Sam’s Club), Outback Steakhouse, Netafim, OHL (Ambient), Wolf Seeds, Telefónica, Embratel, Agrichem, Decathlon, Fnac, Cinépolis, Lavor Wash, Comingersoll, Pearson Education, entre outras.

Ribeirão Preto se constitui num pólo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços da região, cuja área de influência extrapola os limites da própria região de governo, estendendo-se para Barretos, Araraquara, São Carlos, São João da Boa Vista, entre outras do próprio estado de São Paulo e até de outros Estados, como a cidade de São Sebastião do Paraíso em Minas Gerais.

Conforme pesquisa realizada pela FGV sobre as 100 melhores cidades para construir carreira profissional no Brasil, Ribeirão Preto está na 17ª posição, sendo que dos municípios de interior do Brasil com distância superior a 100 km de suas respectivas capitais, somente Macaé (6ª posição) está a frente de Ribeirão Preto

Educação

Ribeirão Preto possui diversas universidades, entre elas, a Universidade de São Paulo  (USP Ribeirão Preto), que conta com diversos cursos de graduação e pós-graduação, com um grande centro de pesquisas científicas e atendimento médico, o qual responde por 4,5% de toda a produção científica nacional, o município conta também com o PISO – Polo Industrial de Software, voltado ao segmento de Tecnologia da Informação (TI), sendo assim, um relevante polo científico do estado de São Paulo e do Brasil.

A edição da Revista Veja do dia 1º de setembro de 2010 traz uma matéria especial, de 47 páginas, onde relaciona as 20 metrópoles brasileiras do futuro. Trata-se do especial “Cidades Médias”, que cita, ainda, cinco exemplos a serem seguidos, pois resultaram em experiências positivas. A Cidade Ribeirão Preto está relacionada entre esses cinco exemplos, notadamente por ser um disputado centro universitário e de pesquisas. Na reportagem, a cidade é citada como uma “fábrica de riqueza”, mas também uma “usina de profissionais”, uma verdadeira antítese de outros municípios, que “importam” profissionais por falta de qualificação de mão de obra

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Ribeirão Preto.

Fonte: Wikipedia

Vídeo sobre a cidade de Ribeirão Preto

Mapa da cidade de Ribeirão Preto